segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Outubro Rosa - Seja Bem Vindo

Olá, Leitoras, Amigas, Mulher!
Mulher que se cuida, se valoriza, que se ama acima de tudo. Que é feliz com a vida, e quer desfruta-lá. Vamos entender mais sobre o Outubro Rosa, a prevenção do câncer de Mama?!!
Boa Leitura e cuide-se :)

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Com o intuito de promover um evento para dar atenção a este tópico tão frequente no cotidiano de todos e ao mesmo tempo, fomentar através do esporte uma maior qualidade de vida, o InORP – Instituto Oncológico de Ribeirão Preto idealizou a Corrida Outubro Rosa que será realizada sempre no mês de outubro. 
 http://www.outubrorosa.net.br/




O objetivo da campanha é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.
O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. 
http://outubrorosa.org.br/



Fatores de Risco

Não há uma única causa. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. Ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco.

Ambientais
-Obesidade e sobrepeso principalmente após a menopausa
-Sedentarismo (não fazer exercícios)
-Consumo de bebida alcoólica
-Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X) 

Hormonais 
-Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos;
-Não ter tido filhos;
-Primeira gravidez após os 30 anos;
-Não ter amamentado; Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
-Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos 

Genéticos 
-História familiar de câncer de mama e ovário, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos
-Alteração genética 
A mulher que possui esses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.  


Cuide-se, Prevenção.

Estratégias de prevenção primária, secundária e terciária têm sido utilizadas com o objetivo de prevenir enfermidades, diagnosticá-las e tratá-las precocemente e minimizar seus efeitos na população, assegurando, a cada indivíduo, um padrão de vida adequado à manutenção da sua saúde. Estes conceitos clássicos da Saúde Pública levam em conta a história natural das doenças.

O controle de câncer de mama deve priorizar a prevenção e a detecção precoce. A prevenção não deve focalizar apenas os fatores de risco associados ao câncer de mama mas também os fatores de proteção. Os dados epidemiológicos coletados nos últimos 50 anos nos mostram a estreita relação entre estilo de vida, fatores ambientais e o surgimento do câncer.
Recentes avanços em biologia molecular aumentaram o nosso entendimento do processo da carcinogênese e sua inter relação com fatores ambientais e genéticos. A prevenção é a principal arma que dispomos para interferir neste complexo fenômeno da carcinogênese e impedirmos o aparecimento do tumor.

Sabe-se que o estrogênio tem um importante papel no câncer de mama ao induzir o crescimento das células do tecido mamário, o que aumenta o potencial de alterações genéticas
Entretanto, não fumar, manter o peso adequado após a Considerações sobre a prevenção do câncer de mama feminino Revista Brasileira de Cancerologia, 2003, 49(4): 227-238 232 menopausa e evitar a exposição à radiação iônica e aos pesticidas/organoclorados estão entre as poucas medidas práticas de prevenção primária que a mulher pode adotar para reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. Alguns estilos de vida têm sido sugeridos como associados a uma redução no risco de desenvolver câncer de mama: amamentar, ter um número elevado de partos, residir em área rural, praticar exercícios físicos e ingerir bebidas alcoólicas com moderação, manter uma alimentação equilibrada e controlar o peso. Tem-se especulado que a presença destes fatores leva a uma redução discreta no risco de desenvolver câncer de mama.

  • Evite obesidade
  • Reduza a ingestão de gorduras
  • Coma frutas, verduras e cereais diariamente
  • Limite o consumo de álcool
  • Limite o consumo de conservas 





http://oncologistas.com.br/pacientes-e-familiares/prevencao-primaria
http://www1.inca.gov.br/rbc/n_49/v04/pdf/REVISAO1.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cancer_mama_preciso_falar_disso.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário